Corpo docente – Orientadores

Clique no nome do docente para acessar o currículo Lattes

Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo – adalberto.azevedo@ufabc.edu.br 

Graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, 1999), mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2005) e doutor em Política Científica e Tecnológica pela mesma instituição (2010), com período sanduíche na University of California at Berkeley (UCB), e pós-doutorado no Instituto Superior Técnico (IST) em Lisboa (2016). Tem experiência na área de Políticas Pùblicas de Ciência, Tecnologia e Inovação, com ênfase em avaliação de programas e políticas de P&D, gestão da inovação em organizações públicas e privadas e sistemas de ensino superior. Atualmente atua em projetos de pesquisa e extensão sobre Políticas Públicas de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Foi coordenador de atividades acadêmicas do Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em Organizações e Sistemas Cooperativos (GAIA), sediado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI ) de 2011 a 2012. Desde 2012 é Professor Adjunto do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) na Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciado no Bacharelado em Políticas Públicas. Foi Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da UFABC entre 2013 e 2015. Foi Pró-reitor adjunto de Extensão Universitária e Cultura na UFABC entre 2015 e 2018. Foi Coordenador do Curso de Bacharelado em Políticas Públicas da UFABC entre 2017 e 2019.

Artur Zimerman – artur@ufabc.edu.br 

Tem graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, e mestrado em Políticas Públicas – ambas pela The Hebrew University of Jerusalem, em Israel – e doutorado em Ciência Política pela USP (com pesquisa na Yale University), além de dois pós-doutorados (USP e Cornell University). Atua na área de pesquisa sobre Paz, Guerra, com foco nos conflitos agrários, no Brasil e na América Latina, violência política coletiva, e segurança alimentar. Tem focado em abordagens metodológicas quantitativas, além de outros tipos. Pertence às linhas 2 e 3 de pesquisa do programa: Políticas Públicas em Perspectiva Internacional; Instituições, sociedade e governança democrática.

Beni Trojbicz – btrojbicz@gmail.com

Tem experiência na área de Economia Política, Administração Pública e Políticas Públicas, com foco no setor de Petróleo. Temas de interesse incluem: desenvolvimento, articulação entre políticas produtivas e políticas sociais e federalismo fiscal.

Carolina Gabas Stuchi – carolina.stuchi@ufabc.edu.br 

Tem experiência nas áreas de Direito Público e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Constituição e Democracia; Instituições Judiciais; Política de Assistência Social; e Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). Integrou a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (2007 a 2017), com atuação no Ministério do Desenvolvimento Social e no Ministério da Educação.

Catarina Ianni Segatto – catarina.segatto@gmail.com  

Tem experiência em administração pública e políticas públicas a partir do estudo das relações intergovernamentais, das burocracias e das relações entre Estado e Sociedade nas políticas sociais, principalmente, na Educação e na Saúde no plano subnacional.

Diego Sanches Corrêa – diego.correa@ufabc.edu.br 

Tem experiência nas áreas de Ciência Política e Políticas Públicas, com foco em instituições políticas, eleições, política brasileira e latino-americana e comportamento político. Seus trabalhos recentes buscam entender a relação entre políticas de redução de pobreza e eleições, a inclusão de mulheres na política, além de outros fenômenos políticos e eleitorais recentes no Brasil e em outros países. Seus projetos utilizam variadas técnicas metodológicas, como métodos quantitativos, análise de survey, econometria espacial e análise comparada qualitativa.

Flávio Leão Pinheiro – pinheiro.f@ufabc.edu.br 

Tem experiência nas áreas de Ciência Política, Política Comparada e Políticas Públicas. Áreas de interesse: metodologia aplicada às ciências sociais, política comparada e políticas públicas, com enfoque nas subáreas de economia política internacional, comportamento político e administração pública

Klaus Frey – klaus.frey@ufabc.edu.br 

Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional e Ciência Política, com ênfase em Gestão Urbana e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e governança urbana e metropolitana, governança e democracia eletrônica, políticas públicas e sua análise, desenvolvimento sustentável.

Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes – ivan.fernandes@ufabc.edu.br 

Tem experiência na área de Ciência Política, Políticas Públicas, Relações Internacionais e Análise de Política Externa. Tem como principais áreas de interesse temas de Economia Política Comparada: Desenvolvimento, Democracia e Desigualdade; temas de análise de políticas públicas voltadas para a redução de desigualdades sócio-econômicas (estado de bem estar social, políticas sociais e políticas de transferência de renda condicionada) e  sobre o uso e abuso de álcool e outras drogas; e estudos da área de relações internacionais, política externa brasileira e opinião pública. Site com publicações e mais informações das atividades de pesquisa e ensino do docente: https://sites.google.com/site/ivanfilipefernandes/pesquisa

Lúcio Nagib Bittencourt – lucio.bittencourt@ufabc.edu.br 

Possui formação em Administração Pública, pesquisando ações e políticas públicas locais e práticas de gestão pública, com especial interesse no estudo das relações entre Estado e Sociedade. Tem experiência em métodos qualitativos de pesquisa. Suas publicações mais recentes envolvem o estudo de ações e políticas públicas culturais.

Maria da Glória Gohn – mgohn@uol.com.br 

Tem experiência no campo de estudos sobre associativismo civil e participação social em políticas públicas com destaque para os temas dos movimentos sociais, conselhos de gestão participativos e processos de aprendizagem e construção da cultura política dos jovens. Atualmente é profa titular aposentada da UNICAMP, profa visitante sênior da UFABC e Pesquisadora 1A do CNPq.

Maria Hermínia Tavares de Almeida – mhbtdalm@usp.br 

Pesquisadora sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e professora aposentada da Universidade de São Paulo , tendo lecionado na área de Relações Internacionais e Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Na Universidade de São Paulo foi diretora do Instituto de Relações Internacionais. Ela possui um diploma de bacharel em ciências sociais (1969) e um doutorado em política ciência (1979) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Califórnia, Berkeley (1984). Como cientista política, realizou pesquisas sobre políticas públicas e políticas brasileiras instituições políticas e, mais recentemente, sobre opinião pública e política externa no Brasil.

Pedro C. Chadarevian – pedro.chadarevian@gmail.com 

Tem graduação e mestrado em Economia pela USP, e doutorado em Economia pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle. Pesquisa as desigualdades raciais, sociais e a pobreza no Brasil, e as políticas públicas para combatê-las, em uma perspectiva comparada. Também estuda as políticas de educação superior, as políticas para o meio ambiente e o problema do aquecimento global. Seu último livro publicado é “The Political Economy of Lula’s Brazil” (A economia política do Brasil de Lula), em 2018, pela editora Routledge. Na UFABC, orientou trabalhos sobre educação superior, mercado de trabalho e movimentos sociais

Salomão Barros Ximenes – salomao.ximenes@ufabc.edu.br 

Tem experiência nas áreas de direitos fundamentais, direitos sociais, sistema de justiça e políticas públicas de educação, com interesse nos seguintes temas: políticas educacionais e direito à educação, orçamento público e financiamento da educação, sistema de justiça (Judiciário, Ministérios Público, Defensoria Pública, Tribunais de Contas e advocacia popular) e políticas públicas, direitos sociais e direitos fundamentais.

Vanessa Elias de Oliveira – vanessa.oliveira@ufabc.edu.br 

Mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Foi Visiting Professor na University of Duisburg-Essen, Alemanha. É pesquisadora do CNPq. Professora de Ciência Política do Bacharelado em Políticas Públicas e docente permanente de dois programas de pós graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC): a Pós-Graduação em Políticas Públicas e a Pós-Graduação Planejamento e Gestão do Território. Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Análise Institucional e de Políticas Públicas. Desenvolve pesquisa sobre a judicialização de políticas públicas no Brasil e sobre implementação de políticas públicas (burocracia; governos municipais e relações intergovernamentais no federalismo brasileiro). É editora associada da Revista Saúde e Sociedade (da Faculdade de Saúde Pública da USP) e membro do Corpo Editorial da Revista Políticas Públicas & Cidades. É coordenadora da Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFABC.

Vera Schattan P. Coelho – veraspc@uol.com.br 

É especialista em políticas públicas e análise política. Suas principais áreas de atuação são: sistemas e políticas de saúde, avaliação de políticas públicas, inovações democráticas, sobretudo, aquelas associadas à participação do cidadão no processo político e transparência da gestão pública.

Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior – vitor.marchetti@ufabc.edu.br 

Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: controle constitucional, poder judiciário, instituições democráticas e governança eleitoral.