Corpo docente – Orientadores

Clique no nome do docente para acessar o currículo Lattes

Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo – adalberto.azevedo@ufabc.edu.br 

Graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, 1999), mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2005) e doutor em Política Científica e Tecnológica pela mesma instituição (2010), com período sanduíche na University of California at Berkeley (UCB), e pós-doutorado no Instituto Superior Técnico (IST) em Lisboa (2016). Tem experiência na área de Políticas Pùblicas de Ciência, Tecnologia e Inovação, com ênfase em avaliação de programas e políticas de P&D, gestão da inovação em organizações públicas e privadas e sistemas de ensino superior. Atualmente atua em projetos de pesquisa e extensão sobre Políticas Públicas de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Foi coordenador de atividades acadêmicas do Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em Organizações e Sistemas Cooperativos (GAIA), sediado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI ) de 2011 a 2012. Desde 2012 é Professor Adjunto do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) na Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciado no Bacharelado em Políticas Públicas. Foi Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da UFABC entre 2013 e 2015. Foi Pró-reitor adjunto de Extensão Universitária e Cultura na UFABC entre 2015 e 2018. Foi Coordenador do Curso de Bacharelado em Políticas Públicas da UFABC entre 2017 e 2019.

Artur Zimerman – artur@ufabc.edu.br 

Tem graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, e mestrado em Políticas Públicas – ambas pela The Hebrew University of Jerusalem, em Israel – e doutorado em Ciência Política pela USP (com pesquisa na Yale University), além de dois pós-doutorados (USP e Cornell University). Atua na área de pesquisa sobre Paz, Guerra, com foco nos conflitos agrários, no Brasil e na América Latina, violência política coletiva, e segurança alimentar. Tem focado em abordagens metodológicas quantitativas, além de outros tipos. Pertence às linhas 2 e 3 de pesquisa do programa: Políticas Públicas em Perspectiva Internacional; Instituições, sociedade e governança democrática.

Beni Trojbicz – btrojbicz@gmail.com

Tem experiência na área de Economia Política, Administração Pública e Políticas Públicas, com foco no setor de Petróleo. Temas de interesse incluem: desenvolvimento, articulação entre políticas produtivas e políticas sociais e federalismo fiscal.

Carolina Gabas Stuchi – carolina.stuchi@ufabc.edu.br 

Tem experiência nas áreas de Direito Público e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Constituição e Democracia; Instituições Judiciais; Política de Assistência Social; e Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). Integrou a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (2007 a 2017), com atuação no Ministério do Desenvolvimento Social e no Ministério da Educação.

Catarina Ianni Segatto – catarina.segatto@gmail.com  

Tem experiência em administração pública e políticas públicas a partir do estudo das relações intergovernamentais, das burocracias e das relações entre Estado e Sociedade nas políticas sociais, principalmente, na Educação e na Saúde no plano subnacional.

Diego Sanches Corrêa – diego.correa@ufabc.edu.br 

Tem experiência nas áreas de Ciência Política e Políticas Públicas, com foco em instituições políticas, eleições, política brasileira e latino-americana e comportamento político. Seus trabalhos recentes buscam entender a relação entre políticas de redução de pobreza e eleições, a inclusão de mulheres na política, além de outros fenômenos políticos e eleitorais recentes no Brasil e em outros países. Seus projetos utilizam variadas técnicas metodológicas, como métodos quantitativos, análise de survey, econometria espacial e análise comparada qualitativa.

Flávio Leão Pinheiro – pinheiro.f@ufabc.edu.br 

Tem experiência nas áreas de Ciência Política, Política Comparada e Políticas Públicas. Áreas de interesse: metodologia aplicada às ciências sociais, política comparada e políticas públicas, com enfoque nas subáreas de economia política internacional, comportamento político e administração pública

Klaus Frey – klaus.frey@ufabc.edu.br 

Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional e Ciência Política, com ênfase em Gestão Urbana e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e governança urbana e metropolitana, governança e democracia eletrônica, políticas públicas e sua análise, desenvolvimento sustentável.

Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes – ivan.fernandes@ufabc.edu.br 

Tem experiência na área de Ciência Política, Políticas Públicas, Relações Internacionais e Análise de Política Externa. Tem como principais áreas de interesse temas de Economia Política Comparada: Desenvolvimento, Democracia e Desigualdade; temas de análise de políticas públicas voltadas para a redução de desigualdades sócio-econômicas (estado de bem estar social, políticas sociais e políticas de transferência de renda condicionada) e  sobre o uso e abuso de álcool e outras drogas; e estudos da área de relações internacionais, política externa brasileira e opinião pública. Site com publicações e mais informações das atividades de pesquisa e ensino do docente: https://sites.google.com/site/ivanfilipefernandes/pesquisa

Lúcio Nagib Bittencourt – lucio.bittencourt@ufabc.edu.br 

Possui formação em Administração Pública, pesquisando ações e políticas públicas locais e práticas de gestão pública, com especial interesse no estudo das relações entre Estado e Sociedade. Tem experiência em métodos qualitativos de pesquisa. Suas publicações mais recentes envolvem o estudo de ações e políticas públicas culturais.

Maria da Glória Gohn – mgohn@uol.com.br 

Tem experiência no campo de estudos sobre associativismo civil e participação social em políticas públicas com destaque para os temas dos movimentos sociais, conselhos de gestão participativos e processos de aprendizagem e construção da cultura política dos jovens. Atualmente é profa titular aposentada da UNICAMP, profa visitante sênior da UFABC e Pesquisadora 1A do CNPq.

Maria Hermínia Tavares de Almeida – mhbtdalm@usp.br

É pesquisadora senior do Cebrap e professora titular aposentada do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP e do Instituto de Relações Internacionais. No Cebrap coordena o Programa Internacional de Pos-doutorado e o Projeto Temático Brasil, As Américas e o mundo. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1969), doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1979) e pós-doutorado na University of California, Berkeley (1984). Cientista Política, tem experiência nas áreas de políticas públicas e instituições políticas, especializando-se principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, e opinião pública e política externa. Entre suas publicações destacam-se o livro Crise econômica e interesses organizados (EDUSP, 1992), com Gian Luca Gardini, Latin American responses to the rise of Brazil (Palgrave, 2016), Os anos de Ouro – Ensaios sobre a democracia no Brasil (Horizontes, 2019). Foi diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP (2010-2013). Foi pesquisadora visitante do Institute of Latin American Studies da University of London (1992), Tinker Visinting Professor da Stanford University (1996), professora visitante do Doutorado em América Latina do Instituto Ortega y Gasset (2000, 2001 e 2002), professora visitante do Departamento de Ciência Política da Université de Montréal (2006), pesquisadora visitante do Institute Brazil do King’s College, University of London (2012) do Wissenschaft Zentrum Berlin- WZB (2014). Foi presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (2004-2008) e da Latin American Studies Association (2010-2012). Fez parte do Council of Eminent Persons do economista-chefe do Banco Mundial (2013-2016). Atualmente é membro do Conselho Assessor do Latin American Program do Woodrow Wilson Center for Scholars (Washington) e da Comissão Acadêmica da European Union–Latin America and the Caribbean Foundation (EU-LAC Foundation). Foi agraciada pela Presidência da República com a Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Comendadora (2006) e recebeu Prêmio de Excelência Acadêmica em Ciência Política conferido pela ANPOCS (2013).

Pedro C. Chadarevian – pedro.chadarevian@gmail.com 

Tem graduação e mestrado em Economia pela USP, e doutorado em Economia pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle. Pesquisa as desigualdades raciais, sociais e a pobreza no Brasil, e as políticas públicas para combatê-las, em uma perspectiva comparada. Também estuda as políticas de educação superior, as políticas para o meio ambiente e o problema do aquecimento global. Seu último livro publicado é “The Political Economy of Lula’s Brazil” (A economia política do Brasil de Lula), em 2018, pela editora Routledge. Na UFABC, orientou trabalhos sobre educação superior, mercado de trabalho e movimentos sociais

Salomão Barros Ximenes – salomao.ximenes@ufabc.edu.br 

Tem experiência nas áreas de direitos fundamentais, direitos sociais, sistema de justiça e políticas públicas de educação, com interesse nos seguintes temas: políticas educacionais e direito à educação, orçamento público e financiamento da educação, sistema de justiça (Judiciário, Ministérios Público, Defensoria Pública, Tribunais de Contas e advocacia popular) e políticas públicas, direitos sociais e direitos fundamentais.

Vanessa Elias de Oliveira – vanessa.oliveira@ufabc.edu.br 

Mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Foi Visiting Professor na University of Duisburg-Essen, Alemanha. É pesquisadora do CNPq. Professora de Ciência Política do Bacharelado em Políticas Públicas e docente permanente de dois programas de pós graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC): a Pós-Graduação em Políticas Públicas e a Pós-Graduação Planejamento e Gestão do Território. Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Análise Institucional e de Políticas Públicas. Desenvolve pesquisa sobre a judicialização de políticas públicas no Brasil e sobre implementação de políticas públicas (burocracia; governos municipais e relações intergovernamentais no federalismo brasileiro). É editora associada da Revista Saúde e Sociedade (da Faculdade de Saúde Pública da USP) e membro do Corpo Editorial da Revista Políticas Públicas & Cidades. É coordenadora da Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFABC.

Vera Schattan P. Coelho – veraspc@uol.com.br 

É especialista em políticas públicas e análise política. Suas principais áreas de atuação são: sistemas e políticas de saúde, avaliação de políticas públicas, inovações democráticas, sobretudo, aquelas associadas à participação do cidadão no processo político e transparência da gestão pública.

Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior – vitor.marchetti@ufabc.edu.br 

Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: controle constitucional, poder judiciário, instituições democráticas e governança eleitoral.